17 novembro 2014

CASA GOURMET: CUPCAKES DE AMORA E MIRTILO


Esse final de semana bateu aquele desejo de comer um bolinho. Juntou a emoção de encontrar amora e mirtilo (blueberry) no supermercado. Pronto! O resultado foi essa delícia. Cupcakes de amora e mirtilo com cobertura de chocolate branco. Usei essa receita que catei no site da Nestlé. Só mudei um detalhe: na receita dizia uma colher de sopa de fermento. Achei demaaaais. Usei uma colher rasa de sobremesa. Deu certo!

Bolinhos

Ingredientes
200 g de manteiga
3 ovos
1 xícara e meia (chá) de açúcar
2 xícaras e meia (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó
1 xícara (chá) de frutas vermelhas congeladas
farinha de trigo para polvilhar

Modo de fazer
Em uma batedeira, bata a manteiga com os ovos e o açúcar até ficar um creme fofo. Desligue, junte a farinha, o leite e o fermento e misture bem até ficar homogêneo. Polvilhe com a farinha as frutas vermelhas. Misture à massa na hora de colocar nas forminhas. Coloque em forminhas para cupcakes. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até ficar dourado. Desenforme.

Cobertura
Ingredientes
200g de chocolate branco
150 g de creme de leite

Mode de fazer
Derreta o chocolate em banho-maria. Misture o creme de leite aos poucos. Deixe esfriar.

DICAS
- Nesta foto, eu cortei o bolo ainda quente e coloquei um pouco da cobertura e ela acabou derretendo. Então a dica é: deixe o bolinho esfriar bem. Só depois coloque o ganache de cobertura. Um problema para ansiosos como eu. :P Olhe na foto abaixo, com tudo feito no tempo certo, como a cobertura fica firme.


- Minha amiga chef (Beijo, Martha Mendonça) me deu uma bronca, porque eu assei os bolinhos na forminha de silicone, depois tirei da forma de silicone e coloquei na forminha de papel. Tenho uma gasturinha daquele papel grudado no cupcake, mas ela disse que é o certo e é o tradicional. Ainda ameaçou chamar meus cupcakes de muffins. Cada uma... kkk Então o certo é: coloque as forminhas de papel dentro das forminhas de silicone, pra que os bolinhos fiquem no formato certinho.
- Outra dica dela é usar como base de bolo pro cupcake aquela receita de pão de ló (uma colher de farinha e uma colher de açúcar para cada ovo). A massa fica mais leve, menos calórica e aceita melhor outros sabores. Testarei e depois conto!

Mas essa receita está aprovadíssima.

0 comentários:

Postar um comentário

Quero saber o que você achou deste post. Sua opinião é importante!