26 fevereiro 2014

Alimentação: Carnaval sem inchaço

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A regra é clara: excesso de gordura, excesso de alimentos industrializados, bebida alcoólica, excesso de sal e excesso de açúcar são vilões em relação ao inchaço! “Numa dieta ocidental, tão rica em sódio, alimento que possui muito potássio é rei”, explica Flávia. Alimentos como: água de coco, mamão, folhas verdes, melão, abacaxi, laranja, tomate, inhame, tubérculos, banana, abacate e demais frutas e verduras são excelentes fontes de potássio. Eles contribuirão no combate ao desequilíbrio provocado pela alta ingestão de sal, que provoca essa sensação de inchaço. O sódio e o potássio atuam como reguladores de água no organismo: o potássio como diurético e o sódio como retentor de líquido. “Além do inchaço, uma dieta rica em sódio também evidencia a aparência das indesejadas celulites”, acrescenta a nutricionista. Então, todo mundo fugindo do sal já!
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Sabe os famosos sucos verdes que viraram queridinho das dietas? Eles são bem refrescantes e ajudam, sim, no combate ao inchaço. Na maioria das vezes, o suco verde é feito com frutas, verduras e hortaliças ricas em potássio, como: couve folha, melão, abacaxi, maçã, pepino, entre outras. E o potássio é o melhor aliado pra quem quer desinchar. “Ainda se recomenda trocar a água pela água de coco, o que faz com que o suco fique mais rico neste mineral”, indica Flávia. “Não deixaria de colocar, salsa, agrião, couve folha e hortelã no suco verde ou pelo menos dois deles, ricos em potássio, diuréticos naturais, contém fibras, magnésio e cromo”, completa.

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Em relação ao uso de chá, eles podem atuar como coadjuvantes nesse processo de diminuir o inchaço. “Os meus preferidos em relação a retenção de líquido são: hibiscus e cavalinha”, recomenda a nutri. Ao contrário do que muitos pensam, Flávia explica que o chá verde possui fator termogênico e antioxidantes no combate aos radicais livres, porém, na sua composição, existe cafeína e já tem se visto que cafeína retém líquido. “Então é um pouco controverso indicá-lo no combate contra o inchaço”, alerta. Ao mesmo tempo que o chá verde pode estimular a diurese, ele também pode auxiliar na retenção. Então, melhor usar as outras opções citadas, certo?!
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Em relação aos ingredientes substitutos do sal, a dica da nutricionista é investir em alho, cebola, cebolinha, alecrim, manjericão, folha de louro, orégano, cheiro verde. Tudo que ajude a acrescentar sabor no alimento, para fugir do sal sem sentir falta dele. “É preciso desmistificar que apenas o sal dá sabor aos alimentos, existem outros realçadores de sabor naturais que não trazem danos à saúde e sim benefícios”, explica.

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Flávia reforça que é importante não esquecer da ingestão adequada de água, aliada a uma alimentação consciente e segura para não comprometer os dias de diversão.

Alimentação com consciência: Dica da Nutri


Para aqueles atrasadinhos quanto a mudança de hábitos alimentares indico que essa semana pré-carnaval desde já busque uma alimentação com mais qualidade, controle as quantidades, fuja menos, saiba dizer não diante das tentações e pratique algum tipo de exercício físico!!! Chegar com o corpo desejado não dá mais tempo, porém com um corpo mais leve e a mente mais consciente é possível. Dar o primeiro passo é fundamental, porém essa caminhada deve durar também depois do carnaval, ainda dá tempo ficar com tudo em ordem para o carnaval 2015, tem todo um ano pela frente... E não economize na alegria que também ajuda a combater os radicais livres!!! Bom carnaval a todos!


Flávia Rocha é nutricionista do Paula Barreto  Clínica Dermatológica
Contatos: (79) 3246-3474 e ( 79) 9911-5724
Aracaju-SE


Ela também tem um Instagram cheio de dicas divertidas sobre alimentação. Segue lá: @nutriflaviarocha


E acaba de lançar o site Me Ajuda, Nutri cheio de dicas de nutrição.

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