24 julho 2011

Dois anos de casados \o/

Procurando definições: o que é casamento?
Márcia Pacheco - 04 de maio de 2009

Cinco anos de relacionamento. Nasceu amor. Veio desconfiança. Veio briga. Incompatibilidade de gênios e gêneros e o que mais puder ser incompatível. Cresceu amor. Vieram mais brigas. Separações. Nasceram certezas. Amadureceu o amor. Veio o casamento.

Uma hora decidimos: vamos nos casar. E isso não precisou de muitos planos e pedidos formais. Simplesmente chegou a hora. Marcamos a data e casaremos no dia 24 de julho de 2009. O que isso significa? Ainda não sei dizer ao certo, ou sei?

Depois da última separação, uma coisa ficou decidida: precisávamos de mais que um namoro. Mas o que seria isso? Na prática, um documento firmado na justiça que institui legalmente a união de duas pessoas, que construirão uma vida em comum; e o reconhecimento divino de que duas pessoas vão, a partir dali, constituir uma família e “viverão juntas até que a morte as separe”. Pelo menos é isso que a assinatura no cartório e o “sim” dito à frente do padre na Igreja querem dizer. É, acho que não é bem essa a resposta.

Para mim, noiva de primeira viagem, que nunca casei, o casamento significa o início de uma vida nova. Cheia de responsabilidades que não me assustam, cheia de mistérios que não me assustam e ao lado de uma pessoa que, pelo menos agora, eu não posso viver sem. O que pode dar errado nisso?

Para muitas pessoas, a notícia do casamento parecia soar negativa. As perguntas "Tem certeza disso?" e "Você está grávida?" foram as primeiras reações de diversos amigos. Como se a decisão de dar um passo a frente num relacionamento só pudesse ser motivada por fatos concretos e seguros, como a ascensão a um emprego de salário de cinco dígitos, a compra de um imóvel no valor de seis dígitos ou a fatalidade de uma gravidez indesejada. Meu casamento vai ser mais que isso.

Caso para construir uma vida ao lado do meu marido (que engraçado usar essa palavra) e não para usufruir de uma vida já construida por um de nós. Caso para assumir a responsabilidade de fazer alguém feliz - o que é uma missão enorme. Caso porque sonho com filhos parecidos com meu noivo, eles devem nascer daqui a alguns anos.

Perguntei para o meu noivo: - Por que você quer casar? Ele respondeu: - Porque eu te amo. Pois é. E eu fico tentando buscar definições e entender coisas tão simples. Caso porque o amo, ponto. E é com base nessa certeza que assumimos a responsabilidade de mudar, de evoluir, de casar.

O sentimento de uma pessoa que está a 83 dias dessa mudança é uma mistura de euforia, felicidade, angústia, um pouco de medo, mas muita satisfação. Por isso, o dia da transição - o ritual e a festa que vão marcar essa mudança - precisa ser tão especial. Uma infinidade de cuidados, para dois sonoros “sim”'s que vão formalizar a união motivada por esse amor descoberto, que tem a vida toda pela frente.

Som do dia:
“Até quem me vê lendo jornal, na fila do pão, sabe que eu te encontrei”, Los Hermanos.




Dois anos de casados... dois anos de muita felicidade.
Amo.

@marcinhapacheco
Fotos: Accioly

12 comentários:

  1. Marcinha, quero te parabenizar po esta data tão especial. Adorei o texto! Felicidades mil!!!

    ResponderExcluir
  2. Que texto lindo, Marcinha. Parabéns viu, as fotos realmente só ilustram tudo que você escreveu, que bom, que seja assim sempre!

    Beijo,
    DOMMAS.

    ResponderExcluir
  3. Que texto lindo!!! Que casal lindo!!! Mais felicidade pra vocês (:

    ResponderExcluir
  4. Marcinha, parabéns!!!
    Casamento é tudo de bom!!! Tb tenho 2 anos de casada e com toda certeza essa é a melhor fase da minha vida!

    beijo grande.
    www.nadabasico.com

    ResponderExcluir
  5. fico feliz de ter participado deste momento, de ter sido madrinha e testemunha...já fui em zilhoes de casamentos, mas este foi o melhor de todos eles. lembrei ontem q hj vcs fariam dois anos de casados e envio muitas coisas positivas pra vcs. q continuem felizes!beijos rafa

    ResponderExcluir
  6. Parabéns e muitas felicidades. Eu amo estar casada tb e é preciso renovar os votos, diariamente!!
    Bjs e ótima semana.

    www.coisasdemulher.net

    ResponderExcluir
  7. Ow,Que lindo Marcinha! Já falei que sou fã de tudo isso... principalmente quando existe amor verdadeiro. Beijão e Felicidades sempre!

    ResponderExcluir
  8. Posso chorar??? Lindo texto, lindas fotos, lindo amor!
    Aí fiquei pensando no meu casamento (daqui a 2 anos)... tantas coisas p/ pensar, fazer, pensar de novo, se preocupar...mas na verdade o mais importante mesmo é o amor e a alegria de estarmos juntos!
    Tomara que esses 2 anos passem logo p/ eu tb saber como é estar casada!

    ResponderExcluir
  9. Márcia,
    Sempre gostei da maneira como você escreve...e principalmente quando você escreve sobre casamentos, mas hoje você se superou!!!
    Texto lindo lindo....e talvez por você estar vivendo esse amor, conseguiu traduzir isso em palavras (o que não é fácil).
    Concordo com você, casamento é construir uma vida em comum, compartilhando sonhos, alegrias, tristezas, conquistas...é a obrigação de fazer a outra pessoa feliz...de ver nos filhos o traços e comportamentos do nosso companheiro...é amar e crescer juntos...
    Parabéns pela data, e que Deus abençoe vocês sempre.
    Com carinho,
    Adriana Uchôa

    ResponderExcluir

Quero saber o que você achou deste post. Sua opinião é importante!