24 maio 2011

Papo de arquiteto: Enquanto o trem não vem...

Então, vamos pegar o trem? Gente, nessa minha aventura pela Europa eu passei por alguns terminais de trem, para me deslocar para meus outros destinos. O terminal que mais me chamou atenção foi o de Roma. Gigante e com trens partindo para boa parte da Itália. o terminal oferece ao seu usuário uma vasta estrutura de serviços, lojas, alimentação, informação turística (isso é muito importante), famárcias, bancos, ou seja, um verdadeiro shopping. Para vocês terem uma noção, uma das lojas que tem grande destaque e é gigante é a Benetton - que, a propósito, tem umas malas coloridas belíssimas! Pois bem, enquanto o trem não aportava na nossa estação, eu e minha amiga resolvemos tomar um lanche, dentre as opções, escolhemos pela qual nos atraia mais arquitetonicamente.

Sejam bem vindos ao Vyta - Boulangerie italiana
Com uma ambientação de cores predominantemente preta e marrom (madeira), o Snack Bar e Restaurante apresenta-se super charmoso ao público. Com uma bancada reta trabalhada em mármore preto absoluto e vidro, o espaço valoriza os produtos que estão expostos - desde saladas a deliciosos (sim , deliciosos, pois comi vários) croissants, além de pães, pizzas e alguns doces.

Bancada reta trabalhada em mármore preto absoluto e vidro - o espaço valoriza os produtos que estão expostos

O refrigerador apresenta-se de uma forma bem interessante: fica embutido na parede e recebe um painel que percorre toda extensão do restaurante - painel em MDF com recortes aleatórios, também em MDF, com uma pintura em laca fosca, ficou bem elegante. Gostei!

Luminárias são sobrepostas às grandes mesas que ficam em toda a extensão do restaurante

E a iluminação... um show a parte. As luminárias são sobrepostas às grandes mesas que ficam em toda a extensão do restaurante. Ah! E uma coisa que eu acho muito legal é que não existem banquinhos ou cadeiras e sim bancos grande, onde irão sentar pessoas que você conhece como também gente que você nunca viu... eu gosto dessa interação, mesmo que ninguém se comunique durante aquele curto período da refeição ou do lanche.

Iluminação especial destaca produtos dispostos nos nichos

O Vyta comercializa, além de produtos diferenciados, itens de produção própria, que ficam expostos em nichos com iluminação direta, valorizando a mercadoria, e com um painel ripado de madeira clara, bem interessante.

Refrigerador fica embutido na parede e recebe um painel que percorre toda extensão do restaurante

Assim como em Roma, Paris ou qualquer parte do mundo, a nossa arquitetura poderia ser bem mais caprichada em lugares com rodoviárias e aeroportos (já que não temos estação de trem). Projetar lugares aconchegantes (independentemente de ter materiais caros ou não) e que tragam um bem-estar para o ser humano é um dever de nós profissionais da Arquitetura e de Design. Vamos aguardar empreendedores que pensem nisso também, além de só pensar no lucro do fim do mês.

Texto e fotos: @italo_leal
Quer saber mais sobre o Vyta? Clica aqui!

Amigos da “Casa”, depois de mais um post dos lugares que eu visitei na Europa, quero agradecer a todos que Curtiram o Post da Donnathila, muito bom trabalhar com Rose e Michele. Elas são uns amores e, modéstia a parte, a loja ficou linda.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post, Ítalo! E esse painel preto recortado é tudo o que há, viu!! Queria um desses em minha sala... rs

    Bjo.

    ResponderExcluir
  2. Marcinha, que luxo!

    Depois passa lá no blog, tem sorteio de uma linda peep toe, quem sabe vc n é a sortuda.

    bjoca

    ResponderExcluir

Quero saber o que você achou deste post. Sua opinião é importante!