07 abril 2011

Se essa rua fosse minha, eu mandava ladrilhar

Museu Rodim - Salvador/BA

Para essa semana, o nosso papo vai ser sobre algo que, como diz Marcinha, já está na minha alma. Ladrilho Hidráulico. Mas alguém sabe o que é Ladrilho Hidráulico? Pois bem... vamos fazer uma pequena viagem no tempo. A possível origem do ladrilho vem do antigo Império Bizantino onde havia uma grande confecção de mosaicos (pequenas peças de vidro, cortadas ou quebradas, montando uma imagem, normalmente de santo) com a rota do comércio nessa região era muito grande, acredita-se que o Mosaico tenha chegado a Europa e, com o passar do tempo, aqui no Brasil. A denominação Ladrilho Hidráulico só veio a se firmar depois do acréscimo do cimento a sua composição. O ladrilho que conhecemos hoje é confeccionando artesanalmente com base em cimento e areia.
Museu daLíngua Portuguesa - São Paulo/SP

E qual seria a diferença de um Ladrilho Hidráulico para um Cerâmica (mais conhecida como piso)? A massa dO Ladrilho Hidráulico é endurecida (curada, na verdade) dentro de um tanque com água e depois seca à sombra. Já a cerâmica, o seu biscoito feito de barro é assado em forno a lenha ou industrial, dando força e rigidez à peça. O ladrilho tem vida útil maior do que a cerâmica. Pela sua resistência, ele pode chegar a ter mais de 100 anos.

Igreja de Morretes/PA

A utilização do Ladrilho Hidráulico é bastante variada. O material pode ser aplicado tanto no piso quanto na parede. Ele traz, com o charme das suas formas geométricas ou florais, um ar retrô ao ambiente. Os Arquitetos estão retomando o uso do ladrilho e buscando resgatar essa arte. Em Aracaju, é possível encontrar Ladrilhos em alguns estabelecimentos comerciais como os bares Vila Botequim, Mercado 153 e Mercearia.

Casa Cor/SP

Com o crescimento das indústrias de piso, o ladrilho perdeu um pouco do seu espaço e parou no tempo. Nas memórias da casa da vó, eles estão guardado por aqueles que um dia passaram por ali e deixaram um pouco da sua história. As pequenas fábricas estão se acabando e essa arte pode vir a ter um fim, por isso, a necessidade de conhecer, conservar e valorizar.

Restaurante Xapuri - Belo Horizonte/MG

Para quem quiser saber um pouco mais do Ladrilho Hidráulico, é só assistir no site do www.emsergipe.com ao o Programa que gravei falando sobre os Ladrilhos - tema do meu trabalho final de Graduação. No site, clica no link do programa Terra Serigy e escolhe a data 27-11-2010 foi quando foi ao ar! Clica aqui!

@italo_leal

1 comentários:

  1. Olá,

    Você teria o contato da fabrica de ladrilho hidráulico da reportagem?

    Obrigado!

    ResponderExcluir

Quero saber o que você achou deste post. Sua opinião é importante!