13 março 2011

Luxo nas áreas comuns

Já deu uma volta pela Oscar Freire, o maior reduto de grifes de luxo de São Paulo? Percebeu que por lá não existem postes ou fiações expostas? Toda a fiação elétrica é subterrânea, o que deixa o ambiente limpo e garante um toque a mais de requinte. Esta foi a primeira comparação que pude fazer ao entrar no Park Ville Condominium, condomínio de alto padrão da Norcon – construtora sergipana que figura entre as maiores do Nordeste. E esta coincidência não é à toa. O condomínio é um luxo.

01

Só para dar uma dimensão do residencial, ele possui quase 100 mil m2, divididos em 88 lotes de 500m2 cada um, além de 17 mil m2 dedicados à área verde. O Park Ville oferece 10 opções de plantas (assinadas por [super]renomados arquitetos) e projeto paisagístico assinado por Benedito Abbud (esse cara é admiradíssimo pela galera que estuda arquitetura e design, tive a oportunidade de assistir a uma palestra dele e é incrível a simplicidade com que ele descreve seus projetos e sua percepção sobre o paisagimos – mas isso é assunto para outro post!).
À convite da Norcon, fui junto com vários colegas jornalistas conhecer a área comum do Condominium. Não poderia ser diferente, o luxo está espalhado por toda parte: desde o hall de entrada ao espaço fitness – projeto assinado por Gilvan Aciolli.

02 pis

Área da Piscina – Com raia de 25m, a piscina é um convite. Parte da borda arredondada dá a ela um toque de luxo e, à noite, a iluminação especial torna a piscina um foco de atenções. Imagina as festas que podem rolar por aí?! Da área da piscina, o visitante/morador tem acesso ao Spa Zen, ao Salão de Jogos e ao Espaço Teen. Sem contar a boite (Sim, Boite), que tem acesso logo no hall de entrada.

mont3

Spa Zen – Nesta área, a prioridade é o conforto, por isso mesmo, explica o arquiteto Gilvan Aciolli, a madeira é tão presente no ambiente. O lugar tem um cheirinho amadeirado que conforta. Lá o morador pode usufruir de hidromassagem, sala de massoterapia, tatame e ofurô (nem um pouco chic, né). O piso desse espaço é vinílico com estampa de madeira (o que traz toda essa história de preservação do meio ambiente). “Além disso, por ser um ambiente que terá sempre pessoas passando molhadas, não utilizar a madeira no revestimento do piso é o mais indicado”, pontua Gilvan Aciolli. As divisórias entre os ambientes são feitas em madeira e acrílico, desenhadas pelo arquiteto, assim como alguns aparadores colocados por lá. Nas salas massoterapia e tatame, um painel de gesso sai do chão e vai até o meio do teto, causando um efeito especial de iluminação. O painel é revestido com papel de parede, que faz composição (hã? combina) com os tecidos utilizados no ambiente.

mont4

Salão de jogos – Não, o Salão de Jogos não é feito para criança! E isso você percebe logo de cara, pelas cores, materiais e peças escolhidas para o local. Predomina o tom neutro de bege, com toques de lilás em detalhes. “Como é um ambiente comum, o tom neutro é utilizado para agradar às diversas pessoas que vão utilizá-lo”, diz Gilvan. As mesas são ideiais para um bom carteado e, no centro do ambiente, reina uma mesa de sinuca BRANCA, com pés estilo Chippendale (consagrados pelo marceneiro inglês Thomas Chippendale, pronuncia “Chipendeiou”, lá pelo século XVIII, mas alguns aportuguesam para Chipandele mesmo). Dá vontade de aprender a jogar sinuca na hora de tão linda que é. Sobre a mesa, uma luminária berinjela sobressai.

08kids

Espaço teen - Agora sim, para crianças! Com tons de azul e laranja para estimulá-las e muita brincadeira com volumes, os painéis coloridos que se sobrepõe dão vida ao ambiente. O espaço vai ter cineminha, estação wii (galera do videogame vibra!!!) e mesa de Totó (Não o cachorro, nem o Antônio Matolli: o jogo mesmo). A iluminação ganha detalhes em círculos, e mostra mais uma vez a brincadeira com as formas.

09DSC00977

Boite - E para o povo festeiro dançar e muito nas festas dadas por lá com som isolado para não incomodar os outros moradores do Condominium, Boite. Por lá, a ideia de Gilvan Aciolli é continuar na linha dos neutros, mas aqui esses neutros ganham uma pitada e tanto de contemporaneidade e ousadia. O revestimento é cimentício (lindÔ!), os banquinhos no tom lilás são um charme (alguém sabe o nome dele????) e o destaque fica com as mesas – em formado de tunel, em inox!

09DSC00976

E aí, o que achou desse passeio pelo Park Ville? Não pense que fica por aí, não.
Volto com novo post sobre o decorado do Condominium em breve!

Por @marcinhapacheco
Fotos @marcinhapacheco
* fotos da Norcon

6 comentários:

  1. Estava discutindo esse assunto (fiações expostas) com meu tio um dia desses... Ele é professor de Eletrotécnica e escreveu um artigo sobre o tema. Seria tão bom se o Brasil, Aracaju especificamente, adotasse essa técnica né? kkk Adorei o post! :*

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcia,Esses dias eu também estava conversando com a minha mãe sobre esses fios que deixam uma poluição visual enooorme.
    Ela comentou comigo sobre ser subterrâneo,mas eu achei que fosse uma simples e (Inteligente)ideia de se lidar com esse probleminha...Realmente não sabia que já estava em ação aqui no Brasil!
    Fico suuper feliz com isso,espero que essa técnica seja usada (e logo)nas ruas.Bem,eu adoooorei o Park Ville é tudo o que eu mais queria!!!
    Adorei o estilo,muito lindo e refinado.Deve ser beeem carinho um lugar destes .
    Não é em Sp né...
    Beijos e adorei as fotinhas

    ResponderExcluir
  3. Puro luuuuxo, amei o post! O blog tá de parabéns.

    closetmoderno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Essa mesa de sinuca branca tá um luxo!

    Ah, não estou conseguindo seguir o blog, tá dando erro :/
    Mas estou acompanhando mesmo assim, beijos.

    http://maniedevouloir.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que lugar fantástico, Marcinha! E a fiação subterrânea deixa o espaço com cara de limpeza mesmo, né? Doooida pra ver o próximo post!

    Bjssssss

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto todo projeto antes de começarem as obras, agora podenddo ver as fotos... putz, é realmente incrível. Ótimo post, faz um em uma casa decorada lá Marcinha, pleaaaase.

    xx

    www.hommexic.blogspot.com

    ResponderExcluir

Quero saber o que você achou deste post. Sua opinião é importante!