16 março 2011

Papo de arquiteto: Ítalo Leal

Feliz, Ítalo? Sim... E olhe que os motivos não são poucos! Ser convidado a postar aqui toda quarta-feira será para mim uma grande honra. Fico feliz em poder compartilhar a minha visão sobre Arquitetura com os leitores da “Casa” – por falar em “Casa”, que casa Linda, né? Ficam aqui os meus desejos de Sucesso à “Dona da Casa” e que daqui a mais um tempo essa “Casa” se transforme em uma "Mansão" cheia de informações, novidades, cultura e muita Arte.
Para esse primeiro post, decidi desmistificar um pouco a imagem que as pessoas tem ou fazem do Arquiteto e das suas atribuições. Pergunto a vocês: “O que faz um Arquiteto, mesmo?” Há quem ache (e não são poucos) que Arquiteto só faz decorar residências. Outros pensam que este profissional serve apenas para as classes mais ricas. Um artigo de Luxo... (Luxo? #NOT). E tem aqueles que não acham nada e se acham Arquitetos! (De Arquitetos, Médicos, Jornalistas e mais mil coisas, todo mundo tem um pouco né?) Olhe, se esse dito popular fosse verdade, poderia mandar fechar as universidades, viu ? Mas, enfim...


Divulgação

Arquitetos fazem Projetos de Ambientação (Sim, vamos substituir o termo Decoração por ambientação). Nós fazemos ambientação! A nossa formação nos dá subsídios para poder compor ambientes e fazer uso dos espaços, aliando funcionalidade e estética.

Divulgação

Vamos lá... O que mais está na nossa área? (alguém grita lá do fundo) “Vocês fazem Construção?” Construir, a gente não constrói, mas nós fazemos o Projeto Arquitetônico, que seria a idealização da edificação, com base nas necessidades do cliente + estética + funcionalidade + economia para os clientes. Pensamos na edificação como um todo que estará inserido no macro (cidade).


Lineu Lins – www.palacioolimpiocampos.se.gov.br

E aí, mais uma pergunta? Você aqui da frente! “ Vocês cuidam das nossas cidades históricas?” (Adoro!) Sim. Os projetos de restauração e revitalização dos centros ou sítios históricos são de autoria de nós, arquitetos, que com base nas leis que regem o nosso patrimônio cuidamos (ou tentamos, pois nem tudo depende de nós) para que nada seja destruído e assim as suas gerações possam crescer com uma base histórica real e não imaginaria.

Pedro Leite – www.aracaju.se.gov.br

Mais alguma? O tempo está acabando e eu não falei nem um terço do que o Arquiteto pode fazer, mas vamos lá. Você aí de rosa, pergunte. “E as favelas?” Nós estudamos para solucionar esses problemas das cidades através de Planejamento Urbano, Plano diretor, Engenharia de tráfego. Claro que boa parte dessas ações que envolvem a cidade como um todo precisa ter a participação da população. Sem ela, nós não temos como identificar o agente causador do problema.

Reprodução - Google

E, de repente, a turma se animou. Chovem perguntas. “ E o desenho de móveis?” Sim... projetamos móveis, amigos como Oscar Niemeyer (que assina a cadeira de balanço acima), Campana, Sérgio Rodrigues e muitos outros são ótimos exemplos.

Reprodução - Google

“E o cenário da novela das 8?” Olhe, me caro amigo, somos verdadeiros artistas. Fazemos isso com muito esmero como se tudo ali fosse real. Ah! E projetamos vitrines também, viu? Seja de moda ou de móveis. E quem duvida que existe arquiteto artista, basta procurar a bibliografia acadêmica de Durval Lelis (do Asa de Águia) e do cantor Falcão (Não, não é o do Rappa, é aquele cantor brega mesmo do Ceará), ambos formados em Arquitetura e ganham a vida cantando. Mas não ache que lá na FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) tem aula de música que não tem não, viu ? ( hahahah) E, para finalizar ( pois não quero me estender ) uma última pergunta. Pode ser sua aí do outro lado que está lendo agora, manda que eu respondo! =D

Quer saber mais, leia!
- Arquiteto faz projeto. E também faz...
Autor: Senra, Kelson Vieira


Mercado de Trabalho
O campo da Arquitetura e do Urbanismo é muito abrangente. As especializações são muitas, cada um segue para uma linha que mais se identifica. Não fazer projetos residenciais para fazer outro tipo de projeto não te faz menos Arquiteto do que o outro. Talento, todos nós temos, basta profissionalizá-lo.

Casa Cor na Casa de Paetê
Semana que vem, eu volto e vou postar sobre a CASA COR SANTA CATARINA (WWW.CASACOR.COM.BR ) , que esse ano terá foco na tecnologia. Vou trazer de Floripa várias coisas legais e se alguém tiver alguma sugestão de Post pode colocar na caixa do correio daqui da “Casa” (casadepaete@gmail.com) que eu vou buscar e trago as respostas.

QUER DICA DO ARQUITETO?
E quem quiser também pode mandar uma foto de um ambiente da casa que a gente publica aqui e eu darei dicas de como dar uma renovada no ambiente! Não vale a casa toda, viu? ahahah!

6 comentários:

  1. É verdade... Dizem que de médico, arquiteto, jornalista e louco todos nós temos um pouco. Mas concordo que não é bem assim.
    Parabéns para você! E parabéns para a "dona da casa".
    Volto aqui mais vezes, com certeza.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, Ítalo e Márcia.
    E vou querer umas dicas SIMMMM, para dar um jeitinho em minha casa. kkkkk (quer dizer: só um cômodo, né? rs)

    Bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Ain G-zus!!!

    Ítalo reúne certas características que nos inspiram, um cara século XXI, inteligente, bonito, bem humorado, educado, elegante e ainda mais colaborador do Casa de Paetê, Chiquerrimo!

    @Lucas_Olliver

    www.salaodamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ítalo!!!
    Seja bem Vindo á Nossa Casa(Se é que posso falar assim hahaha).
    Gostei do seu post,quero ser uma arquiteta e até já falei com a Márcia sobre isso ela esta me ajudando muito.
    Tem certas coisas que eu nem mesmo sabia sobre a função de um arquiteto obrigada por nos informar mais!
    Em breve vamos começar á construir a minha casa e eu vou arquitar tudo,da planta até a decoração da casa e assim te mando uma fotinha(Juro que não da casa toda)para você me ajudar hehehe
    Beijos e Bem Vindo

    ResponderExcluir
  5. Ítalo!!! que bela entrada, rs..
    adorei o post, em especial o trecho "restauração e revitalização". Amigos, Ítalo e Márcia, acho que vivemos o momento ideal para promover uma campanha em pró da revitalização dos nossos prédios antigos, eles que guardam em suas estruturas não só a história, mas escondem também a beleza que merece ser revitalizada para nos inspirar a novos rumo. Tá deixada a idéia!!! rs

    Abraços!!!

    Até a próxima visita!!!

    ResponderExcluir
  6. Ola Visitantes da "Casa" ! Fico muito feliz pela resposta de vocês ao Post e gostaria de dizer que estou diponivel sempre para sanar qualquer dúvida,conto com a visita e os comentarios de vocês no próximo Post que esta cheio de novidades direto da Casa Cor Santa Catarina! Até Quarta e um grande Abraço a todos!

    ResponderExcluir

Quero saber o que você achou deste post. Sua opinião é importante!