23 março 2011

Papo de arquiteto: Ítalo Leal na Casa Cor SC

A arquitetura nunca esteve tão em evidência aqui na Casa como no post de hoje. Vamos falar sobre a Casa Cor Santa Catarina 2011 – que fique bem claro que não estou aqui para dizer se o ambiente X ou Y é feio ou bonito, mas mostrarei alguns ambientes que me chamaram mais atenção e vou tentar explicar um pouco cada um deles.
A Casa Cor é uma franquia que apresenta o que há de mais moderno em termos de Arquitetura, Decoração e Paisagismo e é, sem dúvida, a melhor vitrine para Arquitetos do Brasil e do mundo, visto que esse evento acontece também no Chile, Panamá, Peru e Punta Del Este. O evento comemora seus 25 anos de sucesso (esperamos que, em breve, Aracaju também seja contemplada com essa grande vitrine de bom gosto). Estive em Santa Catarina semana passada e pude apreciar o que os nossos amigos arquitetos, catarinenses ou não, tem a mostrar para o mundo. A Casa Cor SC este ano conta com 51 ambientes que estão distribuídos em seis blocos, sendo eles: Jardins, Ambientes de Uso Coletivo, Lofts (Adoro!), Apt. Da Família, Apt. Do Pai Solteiro, Apt. Do Jornalista (Marcinha adorou este, por que será?).
A distribuição dos ambientes está bem equilibrada. Restaurante, Café e Bar estão localizados em pontos estratégicos do evento, podendo atender a todos os visitantes tranquilamente. E aí? Vamos começar a visita a Casa Cor SC 2011?!

Chapelaria

A Chapelaria é assinada pela Design de Interiores Larissa Verrimio que teve como inspiração o Charlie Chaplin. As paredes, o teto e o piso foram revestidos com folhas de jornal de um meio de comunicação local. Sobre as folhas de jornal, foi aplicada uma resina incolor dando um aspecto uniforme na composição, o resultado foi bacana e relativamente barato com o reaproveitamento dos jornais. Para compor o ambiente, foram utilizados móveis de design na cor vermelha e alguns vasos pretos, além de um balcão de atendimento onde também era comercializado o Anuário do evento. Como eu fui no segundo dia de visitação, na área por onde a circulação é maior, o piso ainda estava conservado, mas acredito eu que com mais umas 10 mil pessoas (estou sendo humilde, pois só na Mostra Aracaju temos um total de visitas como este, imagine em Floripa) passando por ali, o piso deve ficar desgastado e aí o resultado não ficará tão bom quanto estava quando eu fui. Para entreter os visitantes, um simpático rapaz interpreta o Charlie Chaplin!


Ambiente lindo, lúdico e Mágico

Brinquedoteca


Se para nós adultos a Brinquedoteca chama atenção, imagine para os pimpolhos, vendo aquela mistura de cor! É de ficar encantado e não querer voltar ao mundo dos adultos. O ambiente Brinquedoteca foi idealizado pelos Arquitetos Pablo Trejes e Priscila Toniolo. É o nono ambiente a ser visitado, pude constatar que os arquitetos foram bem felizes, pois em minutos parado em frente ao ambiente, não tinha uma criança que não ficasse encantada com esse mundo encantado. A inspiração, pelo que podemos ver, surgiu do então conhecido Cubo Mágico, que traz em suas faces pequenos cubos coloridos. No ambiente, eles se apresentam das mais diversas formas - desde painéis na parede a mobílies gigantes para as crianças girarem os cubinhos. No piso, foi ultilizado o Eucafloor, um piso ótimo para ambientes onde as crianças vão reinar: além de ser de fácil limpeza, não é nada difícil de ser aplicado (super fácil e preço bom, viu!!) . As almofadas coloridas com mesinhas deram um charme total e os brinquedos educativos (iguais ao da Loja Pinoquio, que eu sou fã!) completaram o ambiente . Infelizmente, não consegui descobrir de onde são esses cachorros estilizados, mas gostei muito, achei bem lindinho e diferente!

Loft do Cubo de Vidro
Ambiente Masculino



De longe, esse ambiente foi o mais bem comentado por todos os amigos que estavam comigo. O Loft do Cubo de Vidro deu um show de tecnologia, bom gosto, materiais diferenciados e design de grife famosa. Com esse combo seria impossível não surgir algo bacana! O ambiente leva a assinatura dos Arquitetos Luciana Blagits e Paulo Rosenstock. O Loft reúne todos os ambientes de uma casa em uma mesma área sem paredes, com divisórias, no máximo, para o w.c (isso quando não é de vidro, viu?) e alguns biombos que fazem cada canto um lugar de mistério. Com um jogo de luz diferenciado e comandado pelo Ipad, o Loft ganha em um passo de tecnologia climas diferenciados. A utilização do ferro na cor ferrugem, inclusive para a cabeceira da cama, deixou o quarto com um tom masculino e contemporâneo, um charme! Falando em quarto, um dos destaques desse ambiente está na grife DIESEL, que assina a cama, tapete e a mesinha lateral (a linha de móveis contemporâneo já pode ser encontrado aqui em Aracaju, na Home Design) todos na tonalidade de azul, cor escolhida pela grife para estrear sua linha de móveis. O piso, para a surpresa de todos, foi uma releitura do bom e velho “taco” - aquele piso de madeira, retangular aplicado em diagonal-, que tinha na casa das nossas avós ou até mesmo nas nossas casas, pintado na cor preta (um L-U-X-O) dando destaque aos móveis que se sobressaiam na cor branca. E para fechar a ousadia do ambiente, um cubo de vidro inserido na cobertura ilustrava o título do ambiente.

Ambiente da Princesa:
Suíte da menina


O sonho de toda garotinha é ter uma casa de bonecas... pois bem, foi assim que a Arquiteta Christinne Warmling idealizou o ambiente Suíte da Menina. Trabalhando nos tons de branco, rosa seco e madeira (sim, madeira e olha que deu um charme, viu?) a suíte ficou um verdadeiro sonho. Além de tudo que compõe um quarto de menina, a então sonhada casa de boneca sai da dimensão reduzida para um modelo gigante, ocupando boa parte do quarto e transformando um verdadeiro sonho em realidade. A casa da boneca funciona como um mini guarda-roupa e uma brinquedoteca, recheada de Barbie, ursos e maquiagem. O lustre de cristais deu um toque mais imperial e pomposo ao quarto da pequena princesa. Um verdadeiro sonho!


Ambientes diferenciados com algumas novidades, foi esse o balanço geral da Casa Cor Santa Catarina. Grandes novidades mesmo ainda estão por vir - a partir da Casa Cor São Paulo, que acontecerá logo após a Feira Internacional de Milão, agora em Abril de 12 a 17 . Na feira europeia, são lançados móveis, luminárias, cores, tendências e é, sem dúvida, o SPFW da Arquitetura de Interiores.

Amigos de “Casa” muito obrigado a vocês pelas respostas ao post anterior, fiquei muito feliz em ver o comentário de todos e o quanto a arquitetura faz parte na vida de vocês também. Ei... vocês já são da “Casa”, então mandem sugestões, críticas, temas para post, dúvidas, receita de bolo (hahahahah), que estarei pronto para buscar e trazer as melhores informações para vocês leitores. Muito Obrigado pela atenção de vocês!
Beijão e até a próxima!


Texto: @italo_leal
Fotos: LIO - divulgação

Casa Cor SC
19 de Março a 1º de Maio de 2011
SPECIAL SALE: 28 de Abril a 1º de Maio
Horário
Terça a Sexta: 14:00hs às 21:00hs
Sábados, Domingos e Feriados: 12:00hs às 22:30hs
Local
Sede do antigo Jornal O Estado
SC-401, nº 2.600 - João Paulo (em frente ao Cemitério da Paz)
Florianópolis - SC
Ingresso
Visitação Única: R$20,00
Passaporte VIP (visitação livre): R$40,00
Informações sobre o Evento
(48) 3238-1095


10 comentários:

  1. Todos são lindos, mas o loft do cubo de vidro é simplesmente TU-DO.

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcinha, o blog ta lindo e garanto que vai fazer sucesso!!!
    Este post sobre a Casa Cor Floripa tá D+.
    Alguém poderia me presentar com aqueles cachorrinhos da Brinquedoteca?
    kkkkkkkkkkkkkk

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. ítalo, gostei muito post! realmente a casa cor de SC foi linda e de muito bom gosto. Sou apaixonada por arquitetura e fiquei mega feliz, quando a Marcinha criou a ''casa'', espero ter mais posts como esses! Meus parabéns =]

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post!! Veio a calhar encontrar o seu blog, pois estou esse semestre ainda indo morar só. Quero ver dicas de decoração...Tô te seguindo!! Parabéns pelo blog. Me segue aí http://monearagao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ítalo,
    Adorei seu post, não só ele como todo o site.
    PARABÉNS!!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Super a-do-rei o post! O Ítalo mostrou direitinho todos os ambientes, me senti lá! hahaha O blog tb está de parabéns, essa parceria tem de tudo pra arrasar! Sucesso! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, parecia que eu estava fazendo um tour pelo local. O loft e o ambiente masculino são maravilhosos! Já quero!

    ResponderExcluir
  8. Tudo lindo, me arrependo muito de não ter feito arquitetura. Desde pequeno tenho mania de construção, criação e decorar os ambientes de todos os lugares que eu ia. Meu sonho... mas não deu :~~
    Ta lindo o blog

    www.hommexic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ain G-zus!!!
    O sonho de ser arquiteto esta novamente sendo aflorado KKKK

    Abraços

    www.salaodanoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ola Amigos da "Casa", fico muito feliz pela resposta ao Post da Casa Cor SC, realmente, Floripa tem seus encantos e Casa Cor deu um show de bom gosto, a agenda é grande e outros eventos como este estão por vir, principalmente um bem especial, esse é segredo acompanhe o blog e aguarde a novidade! Grande Beijo e até a próxima!
    @italo_leal

    ResponderExcluir

Quero saber o que você achou deste post. Sua opinião é importante!